Este blog foi criado exclusivamente para os pais de um grupo de crianças com quem trabalhei, de forma a acompanharem os trabalhos desenvolvidos com os seus filhos, entretanto este grupo já cresceu e voaram da minha mão , agora exploram um novo mundo lá fora :) . Achei que não devia simplesmente eliminar o blog e aproveitei-o para colocar alguns trabalhos que vou fazendo na minha prática pedagógica. Espero que gostem desta partilha!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Reunião " Mind Lab"




Hoje foi dia de reunião na escolinha, mas uma reunião especial, pois ao contrário do que é costume , nesta reunião era obrigatória a presença das crianças.
Foi apresentado aos pais e crianças o programa " Mind Lab" que tem como objectivo o desenvolvimento cognitivo da criança através do jogo. As crianças tiverem a oportunidade de ouvir uma história e de experimentar os jogos do programa " Mind Lab".
Este programa poderá ser desenvolvido no Jardim de infância uma vez por semana ao longo deste ano lectivo, se os pais estiverem interessados .

Para mais informações sobre o programa consultem o site :

http://www.mindlabportugal.pt/

E no caso de algumas dúvidas poderão colocá-las às Educadoras no Jardim de Infância.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Já começou o Novo Ano Lectivo!!!

Já começou o Ano Lectivo 2008/2009 e muitas coisas iremos aprender neste novo ano, os pequenotes já foram ao Jardim esta semana e estão em periodo de adaptação , cresceram muito nas férias e estão a adaptar-se lindamente à diferente sala, casa de banho e mesa no refeitório. Este ano não têm sesta e mostram-se mais cansaditos à tarde . Será que os papás e mamãs estão felizes por eles adormecerem mais fácilmente à noite :)?

Vamos começar com muita energia !!!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O Primeiro dia de escola




Falo hoje da importância do primeiro dia de escola.
Se o primeiro dia não correr tão bem como seria desejável, há que tentar o segundo e os que vêm a seguir. Não podemos ficar reféns de um momento! As empatias gerem-se,e geram-se!; mas não de modo instantâneo e rápido. E mais vale demorar um pouco mais do que compromoter o sucesso num contra-relógio.
No meu entender, a "dica" mais importante é a que se refere às Regras da Sala. Há situações que devem ser explicitadas logo no primeiro momento, nomeadamente as que se prendem com atitudes que vão sempre ter ao respeito pelo "outro". É uma questão de cidadania e um dos deveres da Escola é, sem dúvida, formar em cada aluno a consciência de Cidadão!

Estamos numa época de valorização da democracia, cidadania e respeito. Cabe à escola levar estes princípios a sério dentro do seu projeto pedagógico. Então, como acabar ou diminuir a indisciplina na escola, objectivando melhorar as condições de aprendizagem das crianças?

Primeiramente, o Educador deve identificar os motivos da indisciplina. Observar as crianças e estabelecer um diálogo pode ajudar muito neste sentido. Muitas vezes, a indisciplina ocorre porque as crianças não entendem os conteúdos ou acham as actividades cansativas ou aborrecidas. Nestes casos, o Educador pode modificar suas actividades na sala, adoptando outras mais estimulantes e interativas. Esta atitude costuma gerar bons resultados.

Em outras situações, a indisciplina ocorre a partir de uma situação de conflito entre crianças e Educador. Neste caso, o Educador deve tentar conversar e ouvir as crianças. Cabe ao Educador desfazer o clima de conflito e solucionar a situação.

Uma outra boa sugestão é criar algumas regras comuns para o funcionamento das actividades. O Educador pode fazer isso com a ajuda das próprias crianças. Dentro destas regras podem constar: aguardar a sua vez antes de falar, fazer silêncio em momentos de explicação, falar num tom de voz adequado, etc.

Com estas e outras atitudes, o Educador vai ganhar o respeito de suas crianças. Este respeito é uma porta aberta para, através do diálogo com eles, encontrar soluções adequadas para melhorar as condições na escola.